sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Wake up

Sabe esses testes bobos de internet, tipo "qual música do Beatles você é" (eu era Ob-la-di, ob-la-da), que tanto bombaram no início do século? Então, eu adorava, fazia todos que passavam pela minha frente. E, claro, depois colocava o resultado no blog da ocasião. Se não me falha a memória, este é o meu quarto de 2001 para cá, o segundo no blogspot. Tive um na versão brasileira do Blogger e outro no zip.net.

Enfim, esse pequeno nariz de cera só para dizer que eu fiz mais um, não resisti ao saudosismo. O mais engraçado é que ele veio no Facebook. É, eu também estou nessa rede social (assim como no Orkut, no Plurk, no Flickr, no Fotolog, no My Space, no Multiply e até no LastFM). Yeah, I'm a big fat nerd. Voltando ao que interessa, esse teste veio em espanhol, foi a Cris que mandou. E a pergunta era interessante: que tipo de banda indie eu sou?

Respondi as perguntas com seriedade, apesar de não entender muito o espanhol colocado nas perguntas e nas opções. Até que gostei do resultado: eu sou o Arcade Fire! A primeira coisa que eu fiz foi pegar o primeiro disco da banda, Funeral, e colocar para tocar no som. Já é mais de duas da manhã e eu deveria estar dormindo há um tempo, mas o calor brasiliense não deixa.

Nisso, foi inevitável lembrar do TIM Festival de 2005. Até hoje, o melhor festival que eu fui. Aquele ano teve um componente muito especial: duas das minhas bandas prediletas da safra 2000 - Strokes e Kings of Leon, nessa ordem - iam tocar na minha frente. Mas antes de chegar neles, eu tinha que passar por Mundo Livre, MIA e Arcade Fire. Tem um texto sobre o fim de semana em questão no meu antigo blog. É só clicar aqui.

Como sempre, eu estava em São Paulo para assistir o festival. Comigo a trupe de ufsquianos que tomou de assalto o mercado jornalístico paulistano. Todos esperavam o Strokes, tinham uma certa expectativa pelo Kings of Leon e acabava aí. Depois de Mundo Livre e MIA, todos nós fomos surpreendidos por oito loucos no palco, se revezando nos instrumentos e correndo, pulando, subindo, descendo de qualquer lugar disponível.

Eu sou chato para shows. Tenho a tendência de não gostar quando não conheço muito. Ou então não fazer questão de acompanhar. Esse dia foi diferente. Eu conhecia apenas uma música do Arcade Fire, Wake up. Foi com ela que os canadenses abriram a participação no TIM de São Paulo. Lembro bem das impressões que a banda me causou: espanto, assombro, curiosidade, êxtase. É, e isso tudo apenas em uma hora e conhecendo uma única canção...

Claro que quando voltei a Brasília minha primeira providência foi comprar o "Funeral". Mas, por mais que eu tenha boas lembranças desse dia e goste do disco, não me conformo com a descrição que o teste me deu: "Usted es una persona muy vulnerable. Sus estados de ánimo suelen variar desde lo más depresivo a una felicidad incomparable. La muerte le es cercana, pero no le teme. Le gusta el drama, le preocupan los problemas sociales y hay veces en que lo mejor es estar solo. 'Despierta'."

Metade verdade, metade falso. Às vezes eu penso ser feito de gelo de tanto que chamam de blasé. Então não confere o transtorno bipolar (hahaha). Que eu não temo a morte, isso é verdadeiro. Assim como sou até um pouco insensível quando ela acontece por perto. Drama? Não, odeio fazer e presenciar drama, tenho ojeriza momentânea de quem faz. Ah, deixa pra lá.

Tudo isso para dizer que eu lembrei do show fantástico do Arcade Fire em 2005, um dos melhores que eu fui na vida, por causa de um teste besta de internet. Como viaja o pensamento, caramba...

4 comentários:

DB disse...

comecou nos beatles, falou dos blogs, passou pelo teste do arcade fire, depois pelo tim festival, com uma mencao aos strokes e ao kings of leon, terminou no teste...liga nao, eu tb faco isso!
o importante é atualizar

Mário Coelho disse...

É, o pensamento viaja pra caramba! Mas foi mais ou menos desse jeito que aconteceu. O teste, a banda, o festival... heheheh

Mari disse...

Eu gostaria de saber qual banda indie eu sou, mas provavelmente não a conheceria.

Mário Coelho disse...

A grande maioria era Arcade Fire. Mas você só vai descobrir se fizer o teste né?